Society
Cinquentão de Maceió
Das disposições preliminares
A Society Cinquentão de Maceió apresenta a seus
Associados e Colaboradores o Regulamento para a competição de futebol para o
ano de 2013, que terá início em 06 de janeiro de 2013 e seu término previsto
para 22 de dezembro de 2013.
Distribuição das equipes
a) Amarela;
b) Azul;
c) Verde
Sistema de disputas
A Competição terá 03 (três) equipes jogando entre si,
sendo a vencedora a equipe com maior pontuação apurada mensalmente.
Atenção: As equipes serão formadas conforme Artigo 5º do
presente regulamento.
Regulamento
Art. 1º - A Competição do Society Cinquentão de Maceió 2013,
contará com uma Comissão Disciplinar composta de 03 (três) membros da Associação
a ser nomeada pela Diretoria. Esta comissão tem plenos poderes para julgar e
decidir qualquer questão pertinente à disciplina e terá o direito a revogar
decisões que considerar necessária.
§ ÚNICO - Esta prerrogativa só terá
efeito quando um associado se sentir prejudicado e recorrer de sua punição.
Art. 2º - A Diretoria tem plenos poderes para adiar ou
antecipar qualquer rodada na tabela. O motivo do adiamento ou antecipação se
dará quando uma equipe não apresentar número mínimo de elementos, sendo assim
não haverá prejuízo às equipes participantes.
Art. 3º - As rodadas serão realizadas no Sítio do Pica Pau
Amarelo de acordo com os horários da tabela, sem tolerância para o início da
primeira partida, observando o Artigo 2º.
Art. 4º - Cada equipe jogará duas partidas com duração de 40
(quarenta) minutos cada, onde cada atleta terá direito a participar de 40
(quarenta) minutos por rodada (domingo). Entre uma partida e outra, haverá
intervalo de 10 (dez) minutos.
§ PRIMEIRO - O tempo de jogo de cada
participante caberá a si próprio e sobre o controle de seu representante no mês
em disputa.
§ SEGUNDO - O associado que chegar
atrasado para o início da primeira partida (das equipes envolvidas), não poderá
participar do primeiro jogo de sua equipe. Mas lhe será garantido à
participação e o tempo de jogo na outra partida, ressalvada a situação da
equipe está incompleta.
§ TERCEIRO - Os atletas em desacordo com este artigo abrirão
mão de recorrer a qualquer punição atribuída a sua equipe.
Art. 5º - O sorteio das equipes se dará da seguinte forma:
a) A cada mês serão formados grupos
de 03 (três) ou 02 (dois) associados, atendendo aos seguintes critérios:
1) Posição de jogo; Condicionamento
Físico; Habilidade; Frequência; Idade.
2) Sempre que necessário será
realizado rodizio entre os encabeçamentos para equilibrar as equipes.
b) Todas as bolas contendo os
números dos atletas para sorteio irão compor uma única urna e serão chamadas
(sorteadas) uma por vez, sendo:
1) A primeira bola chamada de cada
encabeçamento preencherá a coluna da equipe AMARELA, a segunda da equipe AZUL e
terceira da equipe VERDE. No mês seguinte inicia-se pela equipe AZUL e assim
sucessivamente.
c) Os sorteios serão realizados na
penúltima rodada de cada mês para que haja tempo de divulgação a todos
associados.
d) Após a realização do sorteio,
cada equipe indicará imediatamente dois representantes, sendo um titular e
outro que o substituirá na sua ausência. É importante que os comandantes das
equipes não exerçam cargo de Diretoria da Associação.
§ Único – Os atletas poderão a qualquer momento solicitar
informações a respeito dos critérios de sorteio e sugerir mudanças na sua
elaboração.
Art. 6º - Dos horários de início da
rodada:
a) 7h00 - Primeiro jogo;
b) 7h50 - Segundo jogo;
c) 8h40 - Terceiro jogo.
§ Único - O horário do primeiro jogo poderá ser antecipado
caso haja número de atletas mínimo para sua realização, sendo assim, os
horários estabelecidos para o segundo e o terceiro jogos, também deverão ser
antecipados.
Art. 7º - Os atletas das equipes só poderão usar uniformes de
acordo com a equipe que representa no mês em disputa, ou seja, apresentando
uniformidade.
§ Único - Os atletas em desacordo com este artigo abrirão
mão de recorrer a qualquer punição atribuída a sua equipe.
Art. 8º - Nenhuma partida poderá iniciar com número menor de
07 (sete) atletas, sendo 01 (um) goleiro e 06 (seis) jogadores de linha, caso
uma equipe apresente número inferior ao mínimo de participantes serão tomadas
as seguintes providências:
a) A Diretoria convocará o segundo
jogo da rodada;
b) Caso não haja quórum mínimo
também para a realização do segundo jogo, o Diretor Esportivo convocará o representante
da equipe ausente da primeira rodada para que dentro dos critérios do artigo 5º, ceda jogadores para
cumprimento da rodada.
c) Caso não haja número mínimo para
realização da rodada, as equipes ausentes serão punidas por W x 0, atribuindo
um placar de 1 x 0 para seu oponente.
Art. 9º - Da pontuação aos resultados dos jogos:
a) 03 (três) pontos para vitória;
b) 01 (um) ponto para empate;
c) Nenhum ponto para derrota.
Art. 10 - Dos critérios de desempate:
a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Confronto direto em caso de duas
equipes;
e) Critérios técnicos disciplinar,
sendo: cartão vermelho 03 (três) pontos, cartão azul 02 (dois) pontos e cartão
amarelo 01 (um) ponto;
f) Persistindo o empate, será
realizada uma partida extra para decidir o campeão do mês.
Art. 11 - O árbitro é a única autoridade competente para
decidir no campo, por motivo relevante ou força maior, as punições aos atletas
em campo ou fora dele, sendo observados os graus de punição:
a) Cartão Amarelo;
b) Cartão Azul - Punição ao atleta
de 05 (cinco) minutos fora de campo;
c) Cartão Vermelho - Exclusão do
atleta do jogo.
§ Primeiro - O atleta punido com cartão
vermelho lhe será dado a prerrogativa de recorrer da punição junto à Comissão
Disciplinar. Tal solicitação deverá ser feita por escrito até 72 (setenta duas)
horas do ocorrido a qualquer membro da Comissão.
§ Segundo - O atleta expulso numa partida deverá
cumprir um jogo automaticamente posterior a sua exclusão de campo, desde que
não tenha sido julgado e anistiado da sua pena.
§ Terceiro - Entenda-se por jogo o tempo de
40 (quarenta) minutos.
§ Quarto - Caso a Comissão Disciplinar
julgar que o atleta infringiu o Estatuto nos seus Artigos 11 e 12, será atribuído ainda:
a) O atleta que receber Cartão
Amarelo pagará multa de 10% (dez por cento) do valor da mensalidade vigente, ou
seja, R$ 3,00 (três reais);
b) O atleta que receber Cartão Azul
cumprirá 05 (cinco) minutos fora do jogo e pagará multa de 13,33% (treze
vírgula trinta e três por cento) do valor da mensalidade vigente, ou seja, R$
4,00 (quatro reais);
c) O atleta que receber cartão
vermelho cumprirá suspensão automática de um jogo e multa de 20% (vinte por
cento) da mensalidade vigente, ou seja, R$ 6,00 (seis reais);
§ Quinto - Os conflitos ou distúrbios graves
de campo serão julgados e atribuídos aos infratores as penas previstas no Artigo 11 do Estatuto, a saber:
a) Advertência por escrito;
b) Suspensão dos Direitos Sociais;
c) Eliminação do Quadro Social;
d) Perda do mandato no caso daquele
associado que exerça cargo de Diretoria.
§
Primeiro - A pena de ADVERTÊNCIA é aplicada ao sócio que
cometer falta que, embora não esteja determinado no estatuto, que contrarie ou
ofenda o nome e a reputação desta entidade;
§
Segundo - A pena de SUSPENSÃO DOS DIREITOS SOCIAIS será de
no mínimo de 15 (quinze) dias e no máximo de 45 (quarenta e cinco).
Art. 12 - A equipe que utilizar atleta irregular em qualquer
partida valida pelo Campeonato sujeitar-se-á:
a) Perda dos pontos conquistados nas
partidas em que o(s) atleta(s) tenha(m) participado(s);
b) Já o atleta elevará sua pena
conforme o estabelecido neste regulamento.
Art. 13 - Caberá à Diretoria, através do seu Diretor
Esportivo, receber documento hábil contendo os protestos manifestados pelas
equipes participantes, os quais são motivados pelas situações irregulares
decorrentes das disputas realizadas.
Art. 14 - O pagamento da mensalidade
deverá ser efetuado até o segundo domingo de cada mês em curso, condição
indispensável à participação do atleta na competição.
§ Único - Não será admitida, também, a
participação de atletas em débito com a Tesouraria no que se referem as
mensalidades e multas (cartões) aplicadas.
Art. 15 - O presente regulamento foi aprovado pela Diretoria
em vigor e será repassado a cada associado da Society Cinquentão de Maceió para
seu conhecimento.
Art. 16 - Os casos omissos serão
resolvidos pela Diretoria através de convocação de Assembleia e com
participação da Comissão Disciplinar e Representantes de Equipes.
Maceió/AL,
05 de janeiro de 2012.
A
Diretoria.
Comentários &
Observações
1ª Rodada – 06/01/2013 – Sítio do Pica-Pau
Amarelo
Antes do início da Rodada, a Diretoria,
através do seu Presidente, Arnóbio, apresentou aos associados o Regulamento da
Competição para o ano de 2013 que foi aprovado em reunião extraordinária pelos
nossos comandantes, no dia 05/01/2013. Na oportunidade foi apresentado o novo
sócio Gilvan. Seja bem vindo, cinquentão. O Diretor Caparica pediu uso da
palavra e lembrou aos sócios que se encontram com pendências junto a Tesouraria
que regularizem sua situação, uma vez que a entidade se mantém com a
mensalidade pagas pelos sócios.
Quando a bola rolou... Poucos gols marcados e
se destacando mais uma vez os artilheiros VESPA e JORGE DA SORTE, que fizeram
os gols das vitórias de suas respectivas equipes, tendo os placares:
AZUL 1 x 1 VERDE
AZUL 0 x 2 AMARELO
VERDE 2 x 0 AMARELO
ANÁLISE
Equipe Amarela:
Positivo: Os
gols do VESPA.
Negativo: Desorganizada
e faltou comunicação entre seus membros.
OBS.
Com relação à falta de comunicação o ZÉ ALVES ficou de levar no próximo domingo
alguns rádios de comunicação, pronto! Resolvido o problema...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Equipe Azul:
Positivo: Apesar
de não vencer na rodada, há de se destacar o companheirismo de seus atletas.
Negativo: Faltou
o homem gol.
Equipe Verde:
Positivo: JORGE
DA SORTE, oportunismo e presença de área, são os pontos fortes do artilheiro.
Negativo: Não
enxerguei.
DESTAQUES
Medeiros –
Servindo o Jorge da Sorte, juntos deram a liderança a sua equipe.
Messias –
Retorno de um grande companheiro.
Maceió/AL, 08 de janeiro de 2013.
Junior, Diretor de Esportes.
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